A primavera! e depois a vida...
Depois de um triste e cocoon Inverno,eis que chega a Primavera e o zinzilular das andorinhas nos antecipa a alegria do sol, que há-de vir e está para chegar.
Eis que me apetece voltar a ser centro da estação (e deste meu cantinho), porque finalmente o sol me aquece, fortalece, engrandece e aparece.
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive
Fernando Pessoa (que mestre a transmitir sensações!)
"...a cultura orientou a aprendizagem social para fortalecer o amor dirigido aos outros, esquecendo-se de que o pré-requisito para dar é a auto-aceitação. É impossível dar amor se não se gosta de si próprio." (Walter Riso)
E porque me foi dito, em tom de elogio (e tenho tentado interiorizar para me aperceber da veracidade do que os outros vêem através de mim e sobre mim) que estou no bom caminho para ser sublime (confesso, no entanto, que não me vejo no sentido da sublimidade), mas se o meu propósito de querer ser, sempre, melhor pessoa estiver a cumprir, então sim. E aprecio que assim me vejam.
O que faço com todas as minhas leituras é aprender e aplicar os ensinamentos, pelo que mais umas sábias palavras me têm guiado (até ao sublime...). Estas são de um psicólogo que nos ensina a gostar de nós, e bem precisamos, diga-se de passagem.
E diz assim este 'mestre':
"Gostar de si é talvez o mais importante dos factores, aquele que garante a nossa sobrevivência num mundo complexo e cada vez mais dificil de enfrentar. [...] Ninguém admira e cuida de uma pessoa que odeia."
E o conselho : "È preferível uma posição optimista de leve sobrestima a uma atitude perversamente pessimista para consigo e positiva para com os outros."
Também magistral é o que diz Josh Billings "Um dos truques da vida consiste, mais do que em ter boas cartas, em jogar bem as que se possui."
E para que o autor (Walter Riso, em Aprender a gostar de mim) vos mereça crédito e desperte curiosidade, vale muito a pena pensar nisto: "Nós somos os arquitectos do nosso futuro. em grande medida, construimos o nosso destino.... Não veja o mundo como se ele fosse aristotelicamente inalterável."
1 Comments:
At 6:57 AM, Jorge said…
ESCREVE! a primavera já está quase a acabar... e tanta coisa que deves ter para contar da tua pequena vida italiana... abraço!
Post a Comment
<< Home